COLOQUE O PREGUIÇOSO PARA TRABALHAR

“Nosso cérebro é preguiçoso, a tendência dele é sempre economizar energia.”

Espero que ao planejar suas metas você não esqueça do principal: baseá-las em um compromisso específico. 

Depois que um compromisso é assumido a auto imagem sofre dupla pressão pela coerência:

  • Internamente existe uma pressão para tornar a auto imagem compatível com a ação;
  • Externamente existe uma pressão mais sutil – uma tendência a ajustar esta imagem de acordo com a percepção que os outros têm de nós.

 

Isto acontece pois o princípio de “compromisso” ativa o Gatilho Mental da Coerência, um dos atalhos que nosso cérebro utiliza para simplificar nossa tomada de decisão – lembra dos famosos gatilhos de persuasão? Aqui tem uma dica de leitura bem assertiva sobre o tema.

 

Simplificando: ao comprometer-se publicamente com algo, a pessoa se sente pressionada psicologicamente para se comportar de modo coerente com a missão que foi assumida. 

 

Ou seja, se você quer atingir resultados que estejam conectados com seus valores e princípios, basta definir um compromisso congruente com este propósito que seu cérebro trabalhará ativamente para você. 

MAS COMO ATIVO ESTE GATILHO?

OKRs ou Objectives and Key Results – Objetivos e Resultados-Chave é uma metodologia ágil e simplificada de gestão de metas. 

 

A partir desta metodologia é possível simplificar a visualização das metas, priorizar objetivos em período de tempo específico e mobilizar com assertividade seus esforços de trabalho dentro de uma instituição ou em relação a sua carreira.

 

Faz aproximadamente 4 anos que utilizo este método, tanto para gestão de times quanto para a gestão de minha própria vida e carreira. E o que mais me conectou com esta metodologia foram dois aspectos: 

 

HEURÍSTICA

Que é a a construção de atalhos mentais que nos auxiliam na tomada de decisões.

Quando bem aplicada, a metodologia permite planejar rotinas semanais com clareza, oferecendo foco na execução de tarefas e as priorizando de acordo com deadlines específicos.

Combinação perfeita para fazer nosso cérebro funcionar a todo vapor em produtividade, se utilizando do que chamamos de fast thinking.

Ou seja, acelera nossa capacidade de decisão pois às torna confortáveis e confiáveis, o que consequentemente nos impulsiona na direção da ação de forma mais ágil.

 

PROPÓSITO

A premissa da metodologia é conectar resultados chave quantitativos e mensuráveis com objetivos qualitativos e inspiradores.

Ou seja, gera comprometimento com uma missão sistêmica, acessando o gatilho da coerência em nosso cérebro.

Quando há uma conexão genuína com um propósito o gatilho da coerência é acionado instintivamente, nos pressionando individualmente e socialmente a ‘honrar’ o compromisso assumido.

Ferramenta excelente para quem busca consistência em suas ações e quer usufruir de resultados que forneçam sentido a longo prazo.

 

FAZ SENTIDO?

Que definir metas e utilizar metodologias para a gestão delas vai muito além da organização? É uma forma de colocar nosso cérebro preguiçoso para trabalhar para nós. É entender seu funcionamento e dar à ele as ferramentas necessárias para funcionar com todo seu potencial.

 

Importante: as metodologias são ferramentas e por isso precisam estar de acordo com a dinâmica que funciona melhor para você. Ou seja, não se apegue à ‘fórmulas mágicas’ (pois elas não existem) e escolha ferramentas coerentes com seu jeito de ser e agir. 

Escolher de forma congruente com aquilo que faz sentido para você é o que constrói resultados a partir do propósito.

Se você se conectou com minha abordagem e quer saber como posso te ajudar, entre em contato ou acesse a aba de serviços.

 

E caso você queira receber semanalmente todo meu conteúdo num só lugar para acessar aquilo que mais lhe interessa inscreva-se na newsletter

Nos vemos em breve!

Abraço e Sucesso!