QUEM CUIDA DELES? 5 MANEIRAS DE APOIAR LÍDERES DE FORMA PODEROSA

“Se eu parasse de trabalhar com vocês hoje, do que vocês sentiriam mais falta?”


Perguntei em uma reunião de líderes com os quais eu já trabalhava há 03 anos, e esperei respostas bastante racionais e conectadas com números, resultados, projetos ou orientações.

Afinal, é só o que eles precisam, não é? Apoio ‘ferramental’ em sua liderança.

No entanto, para minha surpresa, recebi respostas bem inusitadas, conectadas muito mais ao apoio emocional, escuta, entendimento comportamental e autoconhecimento. Uma das respostas foi mais ou menos assim:

“Olha, se tu parar hoje de trabalhar comigo acho que não vou conseguir ser um líder tão bom. O teu apoio me ajuda a entender melhor a minha equipe, a mim mesmo e o propósito da empresa. Vai ser complicado repassar este papel à outra pessoa.”

E claro, não estou dizendo que ‘o meu jeito de apoiar líderes’ é o melhor. Cada profissional trabalha de maneiras diferentes e igualmente eficazes. O que quero trazer luz aqui é que o setor de RH/Gestão de Pessoas pode (e deve) ir além do ‘ferramental’ e ‘processual’, e estabelecer uma relação de apoio real com os líderes.

Este sim é um papel poderoso que pode fazer os líderes perceberem tanto valor no setor que será quase inimaginável considerar a condução da empresa sem nosso apoio.

Hoje vamos tratar disso: Como promover apoio eficaz e estratégico para os líderes de nossas empresas usando (claro) muita psicologia.

O CÍRCULO DE CONFIANÇA

Antes de mais nada, lembremos que liderar é sobre criar um círculo de confiança mútua entre todos os membros da equipe.

Exploro este conceito de várias (e incansáveis) maneiras neste canal, pois se trata do papel comportamental que todo ‘bom líder’ precisa atentar. O ‘bom líder’, aquele que busca ir além de resultados e produtividade e construir uma cultura de grupo competitiva, preparada para todo e qualquer obstáculo.

E além deste círculo de confiança não poder ser construído do dia para a noite, existe outro detalhe importante que geralmente ‘esquecemos’: um líder só consegue estimular este tipo de dinâmica em sua equipe se antes conhecer ou já ter experimentado do mesmo.

Ou seja, se exigimos de nossos líderes a construção deste círculo de confiança em suas equipes, precisamos, antes de mais nada, também oferecer o mesmo na relação de trabalho que estabelecemos.

É simples: quanto mais os líderes experimentarem desta dinâmica de trabalho, mais estarão dispostos a alimentar o mesmo em suas equipes e em suas relações de trabalho.

Vamos às 05 principais maneiras de apoiar teus líderes de forma estratégica e verdadeiramente poderosa.

RH E AS LIDERANÇAS

Apesar de parecidas, toda instituição possui sua específica expectativa com o setor de RH/Gestão de Pessoas. Portanto, lembre sempre de adaptar à tua realidade, mas nunca deixe de arriscar e inovar para que o teu papel dentro da instituição seja aperfeiçoado. 

1 – CÍRCULO DE CONFIANÇA

Confiança é construída com o tempo e através da interação mais profunda entre as pessoas. Ou seja, conheça os líderes que tu estas apoiando, indo além do currículo, competências ou temperamento.

Genuinamente, invista energia em conhecer quem são as pessoas por trás destes cargos de liderança. Quais são suas aspirações, personalidades, valores e propósito.

Ainda (e talvez mais importante) exponha-se também como pessoa, indo além da relação profissional mais ‘séria’. Invista na construção de uma relação mais humana e social, sempre observando os limites éticos e saudáveis indicados tanto pela cultura da empresa quanto pelo próprio líder.

E talvez para alguns, este ‘incentivo’ pareça pouco profissional (ou talvez até antiético). No entanto, tenho plena convicção que relações mais humanas (genuínas) dentro de instituições não atrapalham, pelo contrário: auxiliam e muito. Esta é uma das ideias mais importantes que defendo no meu trabalho dentro de instituições. E acredite, é o grande diferencial.

OBS.: O que atrapalha as relações de trabalho é a falta de unidade entre as pessoas e consequentemente a luta insalubre por espaço e atenção, bem como, os famosos ‘jogos de interesses’.

Por isso, não tenha receio de estabelecer uma relação mais profunda com os teus líderes. Se manteres o foco no teu propósito profissional com ética e justiça, teus resultados serão potencializados.

Ao mesmo tempo, os líderes precisam se sentir seguros para depositar confiança nesta relação. Por isso, conduza a comunicação e os processos de trabalho de maneira muito transparente. Perceber que tu compartilhas informações e não tem receio de expor tua maneira de trabalhar vai estimular os líderes a fazerem o mesmo contigo.

E este são os primeiros ‘degraus’ em direção à uma relação de confiança.

2 – VISÃO SISTÊMICA DOS GRUPOS

Principalmente na Gestão de Pessoas, os líderes possuem muitos ‘pontos cegos’ em relação às suas equipes. Por estarem envolvidos constantemente com a dinâmica do grupo e da empresa, alguns detalhes importantes podem passar despercebido, o que atrapalha decisões, condução dos trabalhos e manejo do pessoal.

O setor de RH/Gestão de Pessoas, frequentemente consegue enxergar com mais clareza estes ‘pontos cegos’. Como não estão envolvidos em relações tão profundas com os liderados e não vivem o dia a dia do trabalho em equipe, conseguem ser mais imparciais em suas observações e entendimento sobre o grupo. O que se torna uma importante ferramenta no equilíbrio na Gestão.

E como sempre indico, se estas intervenções forem feitas sempre com a perspectiva dos grupos e seus papéis culturais, mais eficazes seremos tanto na aderência dos líderes às nossas orientações, quanto na contribuição do desenvolvimento sistêmico da empresa.

É simples: quanto mais oferecermos o contexto grupal e sistêmico na hora de orientar nossos líderes, mais estaremos treinando a sua visão e entendimento do todo. O que contribui para diminuir os ‘pontos cegos’ e potencializar a construção de uma unidade cultural.

Unidade Cultural: é o fortalecimento do pertencer e do compartilhar de um propósito comum.

Pertencer é uma das nossas maiores buscas como seres humanos. Por isso, tenhas certeza que teus líderes serão muito gratos por estares incentivando e os ajudando a construir tal ambiente.

3 – ACOLHIMENTO

Se os líderes são os que ‘cuidam’ das pessoas, então quem ‘cuida’ dos líderes?

Líderes são carentes de acolhimento, escuta e empatia. São cobrados o tempo todo para desenvolverem estas mesmas habilidades humanas com seus liderados, mas esquecemos que eles também precisam destas mesmas coisas.

Acolhê-los sem julgamentos, simplesmente escutá-los sem necessariamente orientar e estar aberto a compreender seus dilemas é investir em um cuidado diferenciado que eles provavelmente encontrarão em poucos (às vezes em nenhum outro) ambientes ou relacionamentos.

E claro, não estou insinuando nem que promovas ‘terapia’ nem o ‘muro das lamentações’. Mas um relacionamento seguro e confiável para que eles possam se abrir e se conectar com o ser humano que está por trás do cargo.

Importante: nesta situação lembre SEMPRE de ser guiado pela ética e o bom senso. E se por algum momento te sentires ultrapassando estes limites, exponha isto ao teu líder solicitando o resgate destas fronteiras.

4 – ORIENTAÇÃO, SUPORTE E SUSTENTAÇÃO

Talvez orientação e suporte tu já estejas acostumado a proporcionar. No entanto, me refiro às decisões difíceis que estes líderes tomam todos os dias.

Como a liderança é um trabalho bastante solitário, as decisões importantes tendem a ser bastante difíceis. Afinal, se der errado, o ônus é associado (às vezes totalmente) ao líder.

Por isto, estar ao lado dos teus líderes nestas decisões não só orientando e dando suporte, mas principalmente compartilhando (mesmo que figurativamente) a responsabilidade, pode oferecer à eles mais coragem e convicção para enfrentar desafios.

Oferecer sustentação independente do resultado de uma decisão é o apoio mais real que se pode oferecer à um líder.

Coloque-se nesta relação menos como ‘seguidor’ ou ‘executor’ e mais como apoiador lado a lado das tuas lideranças.

5 – CONGRUÊNCIA DE PROPÓSITO

“Por que tu vais escolher este caminho? Está conectado ao propósito da empresa? Está conectado ao propósito da equipe? Está conectado ao teu propósito como líder?”

Perguntas como estas são poderosas. Nos fazem sair do ‘automático’ e decidir com maior sentido conectado.

Estimule sempre este tipo de raciocínio com os teus líderes. É a melhor forma de lembrá-los de suas missões e do papel importante que desempenham.

E evidentemente estes propósitos precisam estar claros e declarados. Se ainda não o fizeram, desenvolvam esta clareza de propósito (construir em conjunto só vai fortalecer a relação de vocês). Inclusive, esta congruência pode embasar todo um programa de desenvolvimento de líderes (fica a dica).

Desta maneira, estamos não só estimulando a coerência de ações, decisões, comportamentos e outros, como também colaborando para a conexão emocional (engajamento) dos líderes com seu papel e atividade. E não há nada mais estratégico e poderoso do que um líder coerente e engajado em sua missão.

CONCLUSÕES

Podemos ir além do papel ‘ferramental’ e ‘executor’ para apoiar verdadeiramente nossas instituições e suas lideranças. E o segredo para tanto está no tipo de relação que construímos com os nossos líderes.

Vivenciando relações de trabalho mais próximas de um círculo de confiança e apoio real, nossos líderes atuarão de forma mais humana e estratégica, pois se sentem mais empoderados para tanto.

‘Cuide’ deles (os líderes) primeiro antes de gastar energia em processos e ferramentas. A tua instituição vai agradecer cedo ou tarde, e o teu trabalho se tornará cada vez mais uma das peças chave no desenvolvimento da empresa.